Ansiedade é, de modo geral, um sentimento que surge em um momento (ou período) de pressão ou apreensão. Ou seja, é uma emoção natural do ser humano que pode ser provocada por situações comuns do dia a dia, como ao enfrentar problemas no trabalho, no dia anterior de uma prova importante ou na hora de tomar uma decisão.

Todas as pessoas, crianças ou adultas, já se sentiram ansiosos em algum momento. Em certo nível, a ansiedade pode até ser considerada saudável, afinal, ela nos ajuda a ter pontualidade nos compromissos ou fugir de uma situação arriscada.

ansiedade como o psicólogo pode ajudar Psicólogos Vila Olímpia

Porém, o sentimento de ansiedade frequente e intenso pode indicar um Distúrbio de Ansiedade. Esse distúrbio causa preocupações inclusive em questões que não representam riscos reais e pode prejudicar as atividades diárias.

Mas como saber se a ansiedade que sinto é excessiva? É sobre isso que viemos falar hoje. O que é, sintomas, como tratar e tudo que você precisa saber sobre ansiedade. Continue lendo esse texto e, se ainda tiver alguma dúvida, fale conosco!

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

O que é ansiedade

Ansiedade é a expectativa de uma ameaça futura que causa desconforto, preocupação excessiva e medo. Causa sensações físicas que nos mantém preparado para uma possível situação de perigo.
Para pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade, os sentimentos explicados no parágrafo anterior são constantes e sem um motivo claro. A sensação de preocupação e medo extremo são acompanhadas de alguns sintomas físicos, que podem ser constantes e atrapalham as atividades cotidianas.

A crise de ansiedade pode ser de nível leve ou grave e pode até atingir um alto grau de intensidade em poucos minutos, desencadeando uma crise de pânico. Além disso, pode durar muito tempo e essa sensação pode impactar de forma negativa na rotina, já que a pessoa deixa de fazer coisas simples justamente para prevenir todo esse desconforto.

Sintomas da ansiedade

  • A ansiedade pode apresentar sintomas físicos ou psicológicos. Veja os principais:
  • Sintomas psicológicos da ansiedade:
  • Constante tensão ou nervosismo
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer
  • Problemas de concentração
  • Medo constante
  • Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão
  • Preocupação exagerada em comparação com a realidade
  • Problemas para dormir
  • Irritabilidade
  • Agitação dos braços e pernas.

Sintomas físicos da ansiedade:

  • Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração
  • Respiração ofegante ou falta de ar
  • Aumento do suor
  • Tremores nas mãos ou outras partes do corpo
  • Sensação de fraqueza ou cansaço
  • Boca seca
  • Mãos e pés frios ou suados
  • Náusea
  • Tensão muscular
  • Dor de barriga ou diarreia.

Tipos de ansiedade

A ansiedade se manifesta de inúmeras formas e é dividida em tipos. Os mais comuns são:
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): acontece quando a ansiedade persiste por longos períodos de tempo e passa a interferir nas atividades do dia a dia. O principal sintoma é a preocupação excessiva ou expectativa apreensiva.
Síndrome do Pânico: é caracterizada por crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo que não haja motivo ou sinal de perigo. As crises são seguidas de preocupação persistente com a possibilidade de ter novos ataques e com suas consequências. Nós já falamos sobre Síndrome do Pânico aqui no blog. Dê uma olhada.
Fobia social: é caracterizado pelo extremo desconforto e pavor com situações sociais, como ambientes novos, desconhecidos e cheios de pessoas estranhas, encontros e até falar em público. A pessoa fica apavorada com a ideia de ir a uma festa ou a qualquer outro evento social que chegam ao ponto de evitar todo e qualquer tipo de contato social.
Fobias específicas: a fobia é um medo persistente e irracional de um objeto, animal, atividade ou situação que represente pouco ou nenhum perigo real, mas que, mesmo assim, provoca ansiedade extrema. Não segue uma lógica propriamente dita e, nesses casos, a ansiedade é incoerente com o perigo real que aquilo representa.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): sua principal característica é a presença de crises recorrentes de pensamentos obsessivos, intrusivos e, em alguns casos, comportamentos compulsivos e repetitivos. Uma pessoa com TOC sofre com imagens e pensamentos impossíveis de bloquear e a única forma de controla-los aliviar a ansiedade que eles provocam é por meio de rituais repetitivos, que podem ocupar o dia inteiro e trazer consequências negativas na vida social, profissional e pessoal.
Transtorno de Estresse Pós-traumático: é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Acontece com pessoas que foram vítimas ou testemunhas de atos violentos ou de situações traumáticas que representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando ela se lembra do fato, revive o episódio como se estivesse acontecendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez. Essa recordação desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.
Vale lembrar: muitas pessoas podem sofrer com mais de um tipo de ansiedade, já que a maioria dos sintomas são acompanhados de muitos outros.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

Tratamento para ansiedade

Se você tem sentido tudo o que citamos nesse texto, é importante buscar a ajuda de um profissional para encontrar o diagnóstico e tratamento corretos para o seu caso.
O psicólogo pode te ajudar a entender os fatores que desencadeiam sua ansiedade, reduzir os sintomas e trabalhar os eventos que o levaram a desenvolver este problema. Com a psicoterapia, você pode lidar com a ansiedade e voltar a viver normalmente.

As abordagens mais utilizadas são:
Terapia cognitivo-comportamental: mais conhecida como TCC, ela se foca em problemas específicos e na melhor forma de saná-los. Seu principal foco está na resolução de traumas. Funciona bem com fobias e com o tratamento do TOC.
Terapia comportamental: é um processo de aprendizagem sobre você mesmo e como desenvolver novos comportamentos. Busca as situações que provocam ansiedade no paciente para, assim, promover mudanças que ajudam a superar as dificuldades.

Muitas pessoas com ansiedade se sentem melhor e retomam suas atividades depois de algumas semanas de tratamento. Por isso, é importante procurar ajuda especializada.
Converse com um dos profissionais do Psicólogos Vila Olímpia e encontre o diagnóstico correto e preciso para o seu caso.

O que é ansiedade e como o psicólogo pode te ajudar
Tags:                     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *