Ficar em casa é, como alertam os órgãos de saúde, a única e melhor opção para conter o coronavírus. Porém, este tempo de quarentena tem trazido a sensação de angústia e solidão para muitas pessoas.

Se por um lado o bem-estar físico está sendo preservada com as medidas de isolamento, por outro, a saúde mental e emocional tem sido colocada à prova, fazendo com que este momento delicado seja ainda mais desafiador.

Angústia e solidão em tempos de quarentena

Sabendo disso, reunimos aqui algumas dicas para ajudar você e todas as outras pessoas que estão vivendo esses sentimentos com intensidade nos últimos dias, a fim de ajudar, mesmo que à distância, a garantir mais tranquilidade daqui para frente.

Este é o segundo texto que escrevemos com carinho para aqueles que estão enfrentando o Covid-19 com medos e incertezas. O primeiro foi este aqui: Como lidar com a ansiedade e medo do coronavírus?

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

Angústia e solidão durante a Covid-19

A angústia e a solidão são sentimentos naturais de nossas vidas e podem nos acompanhar em diferentes momentos, principalmente quando encontramos desafios. E a pandemia do novo coronavírus é, sem dúvidas, um dos grandes obstáculos enfrentados nos últimos tempos.

Isso porque ela ainda é rodeada de incertezas e, para piorar, tem sido quase impossível se desligar do assunto por muito tempo, o que pode nos deixar ansiosos e com medo, mesmo que a recomendação seja para mantermos a calma.

Hoje, quase todas as pessoas compartilham dessa sensação de insegurança e da grande interrogação que acompanha a Covid-19.

Listamos abaixo 5 maneiras de evitar a angústia e a solidão neste momento de quarentena e todas elas envolvem outras pessoas, conhecidas ou não. Isso mostra que, em momentos difíceis, ter o suporte de alguém é fundamental.

5 dicas para evitar a angústia e solidão durante a quarentena

O primeiro passo para espantar os sentimentos ruins você já deu: buscar dicas e informações vindas de especialistas. Agora, pegue um papel e uma caneta, e anote as alternativas que mais te agradarem!

  1. Liste as pessoas que são importantes: sabe aquele amigo que tem os mesmos gostos que você e a conversa flui bem? Ou aquele membro da família que adora um bom papo sobre tudo? Ligue ou mande mensagens para eles quando puder, mesmo se não estiver se sentindo sozinho. A ideia é passar o tempo com pessoas que fazem bem e conversando sobre diversos assuntos!
  2. Não fique isolado: a regra é não sair de casa, o que significa que você pode se sentar na varanda e acenar para os vizinhos. Em muitos prédios ao redor do mundo, as pessoas têm se reunido em suas janelas para cantar, brincar e até orar e rezar. Que tal participar ou sugerir para os moradores próximos uma interação como essa?
  3. Aproveite o seu tempo com qualidade: ver um filme na TV é gostoso, mas fazer apenas isso não é bom para a saúde do corpo e da mente. Divida o seu tempo para fazer coisas diferentes, como atividades físicas (existem várias opções online!), ler um livro, mandar mensagens para os amigos, fazer mudanças na decoração da casa e até plantar alguma coisa.
  4. Use a criatividade: já pensou em convidar os amigos para um jantar especial virtual ou criar um grupo de pessoas para conversar sobre determinado livro ou filme? É possível pensar em saídas interessantes e que envolvam outras pessoas para que todos se divirtam e evitem a solidão;
  5. Foco nos hábitos básicos de autocuidado: se você já tinha uma rotina de cuidados, mantenha e, se possível, encontre maneiras de melhorar. Se não tinha, é uma boa hora para começar! Cuide de você mesmo, desde a alimentação até tomar um banho caprichado e se arrumar para ficar em casa mesmo. Ocupar seu tempo fazendo coisas para se sentir bem é uma excelente maneira de evitar a angústia.

Dica extra: se o sentimento de solidão e angústia for persistente, não hesite em desabafar! É importante se permitir falar sobre sensações ruins, mesmo que você pense que isso logo irá passar. Mas atenção: é necessário escolher de maneira cuidadosa com quem conversar. Um bom amigo ou um terapeuta são as melhores pessoas para esse momento.

Psicólogo online para lidar com angústia e solidão na quarentena

Como dito anteriormente, você não precisa lidar com emoções doloridas sozinho. Falar com um terapeuta é, certamente, a melhor opção para encontrar o caminho da tranquilidade e bem-estar emocional neste momento delicado.

Aqui, no Psicólogos Vila Olímpia, todo o time está mobilizado para ouvir angústias e apreensões durante esta pandemia de coronavírus, a fim de oferecer conforto e auxiliar na busca por soluções que tragam alívio.

Temos uma agenda de atendimento online para garantir sessões de terapia sem precisar sair de casa. Se sentir que precisa de ajuda, clique no botão abaixo e agende uma consulta.

Dicas para evitar a angústia e solidão em tempos de quarentena
Tags:                             

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *