Você costuma fazer e refazer uma tarefa inúmeras vezes até sentir que está bom o suficiente e, mesmo assim, tem a sensação de que não chegou ao melhor resultado? Fique atento, porque você pode ser uma pessoa perfeccionista.

O termo “perfeccionismo” pode tanto se referir a alguém que realiza atividades de maneira detalhada e dedicada quanto a alguém que busca um resultado perfeito (mesmo que este nível de perfeição não seja claro). As duas situações são bastante diferentes.

perfeccionista e perfeccionismo

No primeiro caso, o zelo e cuidado ao fazer algo é positivo, já que garante um resultado excelente e não causa nenhum tipo de problema a quem está fazendo. Já no segundo, a busca pela perfeição pede um grande esforço para atingir padrões altos demais, que podem até ser irreais, o que pode gerar estresse, ansiedade e frustração.

Neste último caso, o perfeccionismo se transforma em algo negativo, que desencadeia uma série de sentimentos ruins e problemas de autoestima. Por isso, é importante que seja trabalhado junto a um profissional para evitar que cause problemas maiores. E foi pensando nisso que escrevemos este texto.

Aqui, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre esta característica e descobrir se você é uma pessoa perfeccionista. Se tiver alguma dúvida, escreva na caixa de mensagens ao fim deste artigo que ficaremos felizes em te ajudar!

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

O que é perfeccionismo

O perfeccionismo é considerado um traço da personalidade que compreenda a busca constante pela perfeição, desde o trabalho até as ações, estabelecendo padrões elevados para qualquer atividade ou prática do dia a dia.

Na maioria dos casos, a pessoa perfeccionista tem a certeza de que ser o melhor em tudo o que faz é a única maneira de conquistar a aceitação pessoal. Além disso, também acredita que, dessa forma, estará protegido de críticas, rejeição e desaprovação.

Porém, por mais que esta característica esteja associada a algo negativo, é importante ressaltar que ela pode, sim, ser positiva, afinal, quem busca pelos melhores resultados costuma ser dedicado, determinado e conquistar os melhores resultados.

Isso só é caracterizado como um problema quando o perfeccionismo se torna uma obsessão e causa frustração, sentimento de incapacidade e fraqueza. Neste caso, é importante consultar-se com um profissional para recuperar a autoestima e evitar que esse sentimento se transforme em um gatilho para transtornos como ansiedade e depressão.

Características de uma pessoa perfeccionista

Pessoas perfeccionistas podem apresentar características negativas, que dificultam não só a relação com outras pessoas, mas também o próprio desempenho nas mais diversas atividades do dia a dia, como:

  • Ser metódico e minucioso;
  • Ter dificuldade em aceitar e aprender com os erros;
  • Ser detalhista ao extremo para evitar que algo dê errado;
  • Punir-se quando erra;
  • Sentir-se sempre culpado;
  • Ter dificuldades para trabalhar em equipe;
  • Ser inflexível diante dos erros dos outros;
  • Não confiar em outras pessoas, já que acha que ninguém fará as atividades tão bem quanto ela;
  • Nunca achar que chegou ao melhor resultado, porque sempre falta algo;
  • Ser extremamente resistente a críticas.

Pontos positivos e negativos do perfeccionismo

Existem, de forma simplificada, duas maneiras de se classificar o perfeccionismo: o tipo positivo ou adaptável e o tipo negativo ou mal-adaptivo.
No tipo positivo, a pessoa perfeccionista usa essa característica para o bem, como alcançar objetivos e criar uma vida com satisfação, sem afetar a autoestima e nutrindo sentimentos bons em relação aos seus esforços.

Usa a característica detalhista para entregar uma tarefa 100% correta e sempre busca dar o máximo de si, sentindo orgulho ao finalizar seus afazeres por ter consciência de que fez o melhor.
Já no tipo negativo, a busca pela perfeição pode ser um empecilho e estagnar a produtividade, já que a pessoa foca na autocrítica, acreditando que os esforços feitos não foram o suficiente, e também na crítica ao outro, o que dificulta o trabalho em equipe e reduz o nível de confiança.

Perfeccionismo é doença?

O perfeccionismo não é caracterizado como uma doença, mas é uma característica que pode ser observada em pessoas com transtornos alimentares, obsessivo-compulsivo, de ansiedade e depressão.
Por isso, quando a busca incessante pela perfeição se tornar um problema, seja na vida pessoal ou profissional, é imprescindível consultar um psicólogo para o correto diagnóstico e tratamento deste problema.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

6 dicas para lembrar quando estiver sendo perfeccionista

  1. A perfeição não existe;
  2. Pare e perceba os danos que esse comportamento está causando agora;
  3. Não tenha medo de críticas;
  4. Estipule um prazo para entregar essa atividade;
  5. Procure fazer bem feito em vez de perfeito;
  6. Não se compare com os outros.

Como a psicologia pode ajudar uma pessoa perfeccionista

A psicoterapia pode ajudar a lidar com as consequências negativas do perfeccionismo. O psicólogo trabalha para compreender as origens das inseguranças e da busca incansável pela perfeição, auxiliando na mudança de comportamento e da maneira de pensar.

Se você se identificou como uma pessoa perfeccionista e percebeu que isso está atrapalhando sua vida, converse com um profissional do Psicólogos Vila Olímpia. Mande uma mensagem clicando aqui, mandando uma mensagem pelo WhatsApp (11) 94539-0271 ou ligando para o número (11) 2537-8680.

Você é perfeccionista?