Este texto foi feito com carinho para você que está buscando alternativas para lidar com a ansiedade e medo do coronavírus.

Mas antes de começar, de fato, a falar sobre soluções, é importante que você saiba: nós temos consciência de que nem sempre é fácil manter a calma, afinal, estamos 24 horas expostos a informações sobre a Covid-19 e a maioria delas causam incerteza.

ansiedade e medo do coronavírus

Nesse momento, o grande segredo é lembrar-se de pelo menos uma das recomendações que daremos aqui - procure apegar-se à que mais faz sentido para você - e, caso nenhuma das ações de contenção da ansiedade tenha efeito, converse com um psicólogo.

O apoio e a resiliência emocional são importantes não só para a proteção da saúde mental, mas também para agir com foco e discernimento sempre que começar a se sentir mal.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

A ansiedade e o medo em tempos de coronavírus

Ansiedade e medo estão diretamente ligados. Na maioria dos casos, a ansiedade nasce do medo, que é um sentimento considerado negativo, mas que, na verdade, está relacionado ao nosso instinto de sobrevivência.

Nós tememos o que não conhecemos e, neste caso do coronavírus, as incertezas são grandes. Não temos previsão do futuro e, por isso, criamos diferentes cenários com base nas suposições mais prováveis, baseando-se em eventos anteriores parecidos.

E o maior agravante para nos sentirmos ansiosos são as projeções negativas. Elas incentivam o medo e ativam a ideia de que a sobrevivência está sendo colocada à prova.
Muitas vezes, isso causa um grande mal-estar e nos impede de pensar com clareza.

Para que isso não aconteça com frequência, é importante ter hábitos que contribuam com a saúde mental e tenham impactos emocionais positivos, evitando a sensação de insegurança e medo.

6 dicas para manter a mente saudável durante o coronavírus

Adotar medidas que controlem o estresse e a ansiedade é imprescindível. Abaixo, listamos 6 dicas baseadas em orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para você começar a praticar já:

  1. Controle o acesso à informações sobre a Covid-19: busque veículos de informação confiáveis e monitore a quantidade de tempo que você passa consumindo notícias que causam angústia.
  2. Use as redes sociais como aliadas: evite dar atenção a informações duvidosas ou de fontes que não sejam confiáveis. Use as redes para se comunicar com quem ama, como familiares e amigos!
  3. Seja solidário: ajudar traz benefícios não só para quem recebe, mas também para quem dá, por isso, ofereça-se assistência a quem precisa, como idosos e pessoas que estão se sentindo sozinhas.
  4. Pare, respire e ouça você mesmo: o seu corpo dá sinais claros quando precisa de algo. Muitas vezes, um período de estresse significa que você precisa tirar o foco de uma coisa que está fazendo mal para fazer algo que goste e que faça relaxar.
  5. Agradeça pelo trabalho dos profissionais: tente deixar de pensar em coisas negativas e dedique seu tempo a reconhecer a dedicação dos profissionais de saúde, de pesquisas, de indústrias alimentícias e todos os outros que continuam a trabalhar pelo bem-estar de todos.
  6. Espalhe histórias boas: que tal buscar e compartilhar fatos positivos sobre tudo o que está acontecendo? Além de fazer bem a você, também tranquilizará pessoas que você conhece.

Psicólogo online para superar ansiedade e medo do coronavírus

Se você tem tentado adotar medidas para controlar a ansiedade e o medo durante a pandemia da Covid-19, mas não tem percebido muitos resultados, é extremamente importante conversar com um profissional.

Enfrentar esse período delicado com saúde e prezando pelo bem-estar é imprescindível e só um terapeuta pode ajudar de maneira eficiente.

Aqui, no Psicólogos Vila Olímpia, todo o time está mobilizado para ouvir as angústias e apreensões de quem precisa conversar a fim de oferecer conforto e auxiliar na busca por soluções que tragam alívio.

Temos uma agenda de atendimento online para garantir sessões de terapia sem precisar sair de casa, seguindo as recomendações do órgãos de saúde.

Se sentir que precisa de ajuda, clique no botão abaixo e agende uma consulta.

Como lidar com a ansiedade e medo do coronavírus?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *