Quando a ansiedade é um problema?

Quando a ansiedade é um problema

Palpitação, sudorese, tremores, pensamentos de que tudo vai dar errado, pensamentos de que não vai dar conta de alguma tarefa, dificuldades para dormir, pensamentos que te impedem de realizar as tarefas diárias, falta de ar. Uma pessoa que sofre com a ansiedade pode apresentar um, mais de um ou até mesmo todas essas características.

Sentir-se ansioso diante de uma situação perigosa é uma reação natural. Contudo, às vezes, a ansiedade aumenta tanto que passamos a ver todas as situações como ameaçadoras. Não só ficamos ansiosos com a bronca de nossos chefes diante de um erro, mas a própria entrega da tarefa passa a gerar as mesmas reações que a bronca em si. Tememos qualquer situação que possa nos gerar consequências ruins. Evitamos situações que nos geram tais pensamentos e sensações e com isso passamos a viver uma vida mais restrita e menos agradável. O jantar em família já não tem mais o mesmo sabor quando nossas mentes se encontram no feedback que receberemos no fim do mês. A apresentação das crianças perde a cor quando já estamos apavorados com a possibilidade de ter que discursar em nossa próxima reunião da empresa. Enfim, nossa maneira de nos relacionar com a ansiedade pode torná-la bastante desgastante e limitante.

Nesses momentos, onde a ansiedade tomou conta de sua vida, com a ajuda de um psicólogo, podemos mudar a maneira como nos relacionamos com ela. Não conseguimos parar de nos sentirmos ansiosos diante de situações de risco, mas é possível nos relacionar de uma maneira mais saudável e construtiva com essas sensações que denominamos “estar ansioso”.

Criando essa relação mais saudável com nossas sensações, sentimentos e pensamentos, podemos voltar a ter prazer em nossas vidas, vivendo o momento presente e aproveitando todas as oportunidades diárias de viver experiências verdadeiramente significativas. Se a ansiedade se tornar um tormento em sua vida, procure um psicólogo. São com pequenos movimentos que tornamos nossas vidas melhores e mais orientadas para aquilo que consideramos verdadeiramente importante.

Quando a Ansiedade é um Problema?
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *