A baixa autoestima é um sentimento associado à insegurança que pode afetar a rotina, as relações com amigos e família, a saúde e até afastar oportunidades de crescimento pessoal. A autoestima, assim como a consciência do nosso próprio valor, está relacionada com a imagem que criamos de nós mesmos e com o quanto nos respeitamos enquanto indivíduos.
Você já parou para pensar o quanto ter autoestima pode influenciar na sua vida? Se você se sente bem consigo mesmo, é muito mais provável que suas relações sejam melhores, que você enfrente a vida com confiança e otimismo, que atinja suas metas e sinta-se realizado.
Agora, se você tem autoestima baixa, é comum sentir-se inferior e ter pensamentos negativos sobre si. Considerar-se incapaz, rejeição, vergonha e tristeza são alguns sentimentos comuns. Todos esses pensamentos e opiniões prejudicam seu desenvolvimento e, quando frequentes, podem causar depressão, fobias e diminuir o bem-estar.
A boa notícia vem agora: você pode transformar essa situação! Mudando padrões de pensamento negativos e atuando de maneira diferente da habitual, é possível estimular o bem-estar e descobrir seus potenciais. Convidamos você a continuar lendo esse texto para, no final, encontrar um caminho para ter sua autoestima de volta.
Entre em contato pelo WhatsApp
Conheça nossos Psicólogos
O que é autoestima?
Antes de falarmos sobre baixa autoestima, é necessário entender o que é a autoestima no contexto geral. Autoestima é a forma como você se enxerga, como se valoriza e como se vê diante das pessoas. Tem ligação direta com tudo o que acredita e com a opinião que possui sobre você mesmo.
É formada por dois componentes: o sentimento de competência pessoal e o sentimento de valor pessoal. Ou seja, é a soma da autoconfiança e do auto respeito. Ela reflete o julgamento da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida, entender e dominar os problemas e o direito de ser feliz.
Importante enfatizar que a autoestima nada tem a ver com arrogância ou sentir-se superior, mas sim com uma maneira saudável de se ver, se colocar no mundo e se relacionar, aceitando suas próprias necessidades e até mesmo os seus erros.
O que é baixa autoestima?
A baixa autoestima está ligada à dificuldade de auto aceitação e a falta de autoconhecimento. Geralmente, quem tem autoestima baixa se sente sem confiança, incapaz e incompetente, e entra em um ciclo vicioso: quanto mais se sente assim, mais age como se realmente fosse incapaz e isso aumenta ainda mais os sentimentos negativos.
É necessário saber que a baixa autoestima não nasce com você. Geralmente, é construído e moldado a partir de experiência vividas ao longo da vida e precisam ser tratados com a ajuda de um especialista. Ter uma visão negativa e inferior de si mesmo favores o surgimento de distúrbios psicológicos, como ansiedade, TOC e até depressão.
A importância da autoestima
Faz acreditar que somos capazes: a autoestima tem influência direta com o nosso sucesso, afinal, a autoconfiança determina como trabalhamos e como lutamos para alcançar objetivos. Quem tem autoestima confia em si mesmo, vai atrás do que quer com uma atitude positiva e, por acreditar que é capaz, conquista objetivos com mais facilidade. Quem tem problemas de autoconfiança duvida do seu próprio potencial e, muitas vezes, tem medo de assumir riscos e alcançar grandes feitos.
Traz positividade: ter boa autoestima nos ajuda a acreditar que as coisas vão dar certo, ter uma visão positiva da vida e transformar os eventos negativos em momentos de aprendizado. Também auxilia a ter uma visão mais otimista frente a adversidades, aceitar críticas e valorizar-se como pessoa em todas as áreas da vida.
Aumenta o bem-estar: quem tem autoestima consegue obter um senso de bem-estar muito maior. De modo geral, a autoestima contribui para que o nosso amor próprio e respeito por nós mesmos aumentem, afetando diretamente os nossos pensamentos e atitudes. Trabalhar a autoestima é moldar a própria felicidade, é reafirmar nossa personalidade e determinar que não devemos aceitar nada menos do que aquilo que nos faz plenamente felizes.
Sintomas de baixa autoestima
- Sempre encontrar culpados para seus problemas ou erros;
- Dificuldade de aceitar as próprias limitações;
- Timidez em excesso;
- Medo da rejeição;
- Busca constante por elogios e reconhecimento externo;
- Falta de confiança em si mesmo;
- Hábito de se comparar com outras pessoas;
- Competitividade em excesso;
- Dificuldade em lidar com críticas;
- Sensação de incapacidade;
- Necessidade de inferiorizar as pessoas;
- Perfeccionismo;
- Dificuldade para reconhecer as próprias vitórias e conquistas.
Causas que contribuem com a baixa autoestima:
- Críticas
- Vergonha
- Timidez
- Rejeição
- Abandono
Entre em contato pelo WhatsApp
Conheça nossos Psicólogos
Como o psicólogo pode me ajudar
Lidar com emoções, sensações, transformações e problemas do dia a dia é um desafio para todos. Porém, para quem tem baixa autoestima, esses desafios se ampliam e tornam-se ainda mais complicados, afetando diretamente a relação consigo mesmo e com o mundo.
Por isso, buscar um psicólogo é tão importante. O profissional ajuda a identificar o que fere a sua confiança em si mesmo e encontra uma maneira eficaz de trabalhar estas questões, levando você a fazer uma autorreflexão para que compreenda e entenda seus pensamentos, opiniões e atitudes mais profundamente.
Com o passar do tempo de tratamento, você vai deixando de lado os sentimentos negativos e destrutivos, substituindo tudo isso por coisas positivas, incentivando o amor próprio, o autoconhecimento e recuperando os altos níveis de autoestima.
Isso, com certeza, te deixará mais feliz consigo mesmo e confiante para enfrentar as dificuldades, pessoas e situações. Além disso, te influenciará a se relacionar melhor com o mundo à sua volta.
Quer aumentar sua autoestima? Converse com um dos profissionais do Psicólogos Vila Olímpia e tenha de volta a confiança em si mesmo.