ESTRESSE
Podemos avaliar o estresse em uma perspectiva de AMEAÇA ou DESAFIO e pode ser algo POSITIVO ou NEGATIVO, mas afinal o que vem a ser o estresse? É uma doença?
Não, o estresse não é uma doença e sim um desgaste, uma reação do organismo que ocorre diante de situações muito difíceis ou muito excitantes.
Podem ocorrer em qualquer pessoa, independente de sexo, raça, idade e situação socioeconômica. O termo estresse provém do termo inglês stress, que significa:
S inal de
T ensão
R epetida
E sgotando
S ua
S aúde.
Quais os sintomas que o estresse apresenta?
Os sintomas podem ser físicos ou emocionais ou ainda concomitantes.
Sintomas físicos:
Dores de cabeça, sensação de sufoco, dor de estômago, pressão alta, dores nas costas, problemas com o sono, enjoos, taquicardia, aftas, resfriados, tonturas, queda de cabelos, bruxismo, diarreia ou constipação, úlcera, psoríase, vitiligo entre outras comorbidades.
Sintomas emocionais:
Ansiedade, apatia, nervosismo, confusão mental, Insônia, perda da habilidade de concentração, mudança de hábitos tabágicos, baixa produtividade, procrastinação, indecisão, falta de vontade ou prazer sexual, ausência de criatividade, crises emocionais e a possibilidade de desencadeamento de crises de pânico, depressão, TOC, entre outros transtornos.
Porque as pessoas ficam estressadas? quais são suas causas?
– Baixa resistência à frustração;
– Ameaças constantes;
– Alta competitividade;
– Falta de tempo para si mesmo;
– Ansiedade constante;
– Baixa autoestima.
Procurar ajuda profissional ajudará você a encontrar novas alternativas para as questões que levam ao estresse.
[ratings]