TRABALHO E ESTRESSE

trabalho e estresse

Como o estresse geralmente se apresenta nas organizações?

Segundo pesquisa realizada pela Associação Internacional de Controle do Estresse (ISMA), o Brasil ocupa a 2º colocação entre os países em que os profissionais têm os níveis mais altos de estresse no trabalho, em todo mundo.

De acordo com o estudo, 3 entre 7 trabalhadores brasileiros sofrem da Síndrome de Burnout, que tem como principal característica o esgotamento emocional, psicológico e físico em decorrência do excesso de trabalho.

Os “Workaholic’s”, que são pessoas viciadas em trabalho, são bastante predispostos ao Burnout.

Nas organizações, o estresse pode gerar alto absenteísmo, rotatividade, afastamento por doenças, conflitos interpessoais, acidentes de trabalho, dentre várias outras consequências.

Como você lida com o estresse em outras situações da sua vida? A dificuldade em gerenciar é algo que se apresenta em outras esferas?

Mudanças significativas na vida tais como separação conjugal, perdas patrimoniais, enriquecimento inesperado, ascensão ou queda de status, doenças, nascimento de um filho, pressão ou abuso moral no trabalho são alguns exemplos de eventos estressores.

No entanto, acontecimentos diários menores que podem ser vivenciados em diversas situações cotidianas, como perder coisas, esperar em filas, ouvir o som do despertador, o barulho provocado por vizinhos ou trânsito congestionado, também são provocadores de resposta de estresse.

Como pode afetar sua vida?

Muitas vezes, estes acontecimentos diários menores, quando frequentes, nos causam estresse com efeitos psicológicos e biológicos negativos mais importantes do que eventos de vida estressores de menor frequência.

Portanto, se destaca a importância dos eventos menores em nossas vidas, porém frequentes, que para algumas pessoas são provocadores de grande desconforto psíquico.

Cada ser humano é único e pode sentir de forma e intensidade diferente as consequências do estresse, ou seja, o que para mim é um forte evento estressor, para você talvez não seja.

Por outro lado, temos fatores ou conflitos internos que também podem nos gerar estresse, dentre eles, os mais comuns são: pensamentos pessimistas ou derrotistas, expectativas ou crenças irrealistas, resistência a mudanças, perfeccionismo, querer agradar a todos, costumes e interpretações distorcidas.

Qualidade de vida e estresse

Qualidade de vida é um estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças.

A maioria das pessoas que se consideram felizes, atribuem sua felicidade ao sucesso em 4 áreas; social, afetiva, saúde e profissional.

O estresse ocupacional interfere na qualidade de vida, modificando a maneira como o indivíduo interage nas diversas áreas da sua vida.

A relação entre estresse e qualidade de vida tem recebido bastante atenção de pesquisadores brasileiros renomados, os quais esclarecem que identificar e compreender a determinação do trabalho nas condições de vida constitui de suma importância para verificar como o trabalhador percebe e organiza suas relações com o mundo “fora do trabalho”, apreciando o acesso aos recursos sociais, de educação, saúde, lazer, entre outros.

Seu trabalho pode ser estressante se você não encontrar nele um significado.

[ratings]

 

Trabalho e Estresse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *