“Haverá maior solidão do que a ausência de si? ” Clarice Niskier
Você encontrará pessoas que temem tantos lugares, que preferem não comer sem companhia ou dormir e acordar sem alguém ao seu lado.
"Mas, até que ponto isso pode ser tratado em terapia? ”
“No momento em que me dou conta de que estar comigo mesmo é algo que me incomoda. Quando entendo que não consigo passar um tempo sem companhia porque isso me gera angustia e tristeza”.
Naturalmente, buscamos estar próximos de pessoas que nos fazem bem, mas em alguns momentos, permanecemos próximos de pessoas que já não nos proporcionam esse bem-estar, exatamente para não sentirmos algo que muitas vezes já estamos sentindo.
Esse desconforto no relacionamento é muitas vezes minimizado, levando em consideração o medo de “ficar sozinho”.
Já parou para pensar o que pode acontecer caso, em algum momento de sua vida você fique sozinho? Como você se imagina neste cenário? Dentro de sua realidade, isso é possível?
Esses e outros questionamentos são levantados, em sessão, com o intuito de que “estar sozinho” deixe de ser um problema e se torne uma condição.
Por vezes, a solidão pode até gerar uma insatisfação, mas o medo de que isso aconteça não pode nos paralisar. Precisamos nos sentir bem, independente de estarmos sozinhos ou acompanhados (e de preferência, bem acompanhados).