O que é a ACT – Terapia de Aceitação e Compromisso?
Várias vezes ao longo da vida temos emoções e pensamentos que são difíceis de lidar.
Na tentativa de evitar essas emoções e pensamentos ruins, muitas vezes, acabamos por apresentar comportamentos que nos afastam da vida que queremos viver, das pessoas que nos são importantes e dos caminhos que desejamos trilhar.
Buscando lidar com essas dificuldades foi criada a Terapia de Aceitação e Compromisso.
A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT – sigla em inglês para Acceptance and Commitment Therapy) é uma abordagem de psicoterapia baseada em estudos científicos de eficácia, que se preocupa em auxiliar as pessoas a lidarem com o sofrimento de uma forma mais leve, permitindo que a pessoa viva uma vida mais significativa.
Esta abordagem faz parte das terapias cognitivo-comportamentais conhecidas como de terceira geração, e apresenta resultados bastantes positivos para várias dificuldades da vida humana, como depressão, problemas com ansiedade, dificuldades de relacionamento social, fobias, entre muitas outras.
A ACT acredita que o sofrimento humano é normal e faz parte de uma vida saudável.
Contudo, nossa sociedade nos ensina desde crianças que não podemos ficar tristes, que a tristeza é sempre indevida e que devemos sentir apenas emoções positivas.
Esse aprendizado é parte do problema.
Passamos uma vida inteira tentando evitar sensações negativas e, dessa forma, desaprendemos a lidar com elas, nos tornando imobilizados.
Então, a Terapia de Aceitação e Compromisso busca mudar a maneira como nos relacionamos com as “emoções negativas”, tornando-as mais leves e menos assustadoras, para que possamos fazer as escolhas mais adequadas e guiadas pelos valores que escolhemos para orientar nossas vidas.
O termo “Aceitação” da ACT não consiste em passividade, mas numa disposição para sentir nossas emoções, positivas e negativas, construtivamente.
A Aceitação consiste em aceitar que experiências negativas fazem parte de nossa vida e que devemos aprender a nos relacionar com elas.
Já o termo Compromisso diz respeito as possibilidades de escolhas para nossas vidas; escolhas essas que possibilitam a construção de uma vida plena e gratificante.
Com o auxilio de um psicólogo, é possível sim viver uma vida mais leve e tranquila, mesmo quando tudo parece sem solução.
Basta dar o primeiro passo.
O que é a ACT – Terapia de Aceitação e Compromisso?
[ratings]