Uma pesquisa feita pelo IBGE revela que o índice de separação de casais aumentou em 466,8%. Todavia nem toda crise no casamento precisa entrar nessa estatística.

Crise no Casamento O Desafio dos Casais

Um grande termômetro de uma vida de casal é o nível e a qualidade de uma comunicação entre eles. Quando diálogos simples transformam-se em discussão recorrentes isso pode ser um indicador de que as coisas não vão bem. Mas não somente isso, a ausência de diálogo também pode conter o mesmo significado. Esses dois pontos podem apontar uma crise no casamento ou uma tendência a esse caminho.
Sabe-se que a vida de um casal não é uma coisa simples: duas pessoas com pensamentos, educação, cultura e moral diferentes resulta em atritos que, com o passar do tempo, tornam-se brigas. Afinal, se cada pessoa é um ser com propriedades diferentes como se pode evitar esses embates e, consequentemente, uma futura crise no casamento?
Existem inúmeras respostas para esse questionamento e por isso trataremos de alguns pontos que podem ajudar nesse árduo desafio de casais.

Crise no Casamento: Comunicação

A comunicação entre o casal é um dos grandes condutores do relacionamento, essencial para a saúde desse convívio. Ela deve acontecer de forma respeitosa e compreensiva mesmo que haja uma discordância de opiniões. Lembre-se: mesmo sendo um casal, cada um possui a sua individualidade, como supracitado. Por isso, evite criticar a opinião emitida se você possuir uma opinião diferente. Evite sentenças como “Eu discordo de você”, “você está errado sobre isso” e utilize sentenças semelhantes a: “entendo a sua posição, mas”, “você está correta em seu pensamento, mas”. Essa técnica evita as discussões exacerbadas entre os casais.

Conflitos Crise do casal

Os atritos entre casais são impossíveis de evitar, ainda mais quando se há algum problema de grande magnitude. Contudo eles podem ser mais bem explorados em benefício ao casal.
Encare sempre os problemas de frente e com total clareza – muitas das vezes é dada mais atenção ao problema, aumentando o mesmo, do que a solução! Sejam críticos a analíticos perante ao obstáculo e evitem dosar muita emoção a ele. Escute um ao outro para que se possa chegar à um consenso que beneficie a todos. E apenas para recordar: opiniões diferentes não significam opiniões erradas – são óticas diferentes.

Crise no casamento: Individualidade

Uma boa parcela dos casais comete o grande erro após o casamento em tentar transformar duas pessoas em uma gerando assim uma possível crise no casamento. A singularidade e unicidade entre eles deve ser respeitada, compreendida e estimulada, mas claro que uma de forma dosada e saudável.
É necessário respeitar o espaço do outro e seus gosto individuais. Nem tudo necessita ser feito de forma conjunta – Liberdade é fundamental em um relacionamento com tempos dedicados a unidade de cada parte do casal.
Para que haja o entendimento da individualidade um alicerce essencial deve ser preparado: A Confiança! Por isso é necessário esse passo para que haja a compreensão da individualidade e o mesmo é conquistado através de diálogos abertos e saudáveis já mencionado no primeiro tópico.

Crise no relacionamento tem Tratamento

Um psicólogo especialista em terapia de casal é a melhor solução para as tratativas de crise no casamento. Sua análise e interpretação externa à vida do casal auxilia os envolvidos a conduzirem um melhor caminho para essa longa estrada chamada casamento. E ele pode fazer que essa viagem mude de cansativa e estressante para uma viagem agradável e tranquila.

Crise no casamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *