Você é assertivo? A capacidade de ouvir é fundamental para uma comunicação adequada em nossos relacionamentos interpessoais, mas não podemos ignorar a importância de falar.
A assertividade é um comportamento que abrange a expressão de sentimentos, atitudes e necessidades de maneira verdadeira e sem restrições, diferente do comportamento agressivo, no qual a pessoa impõe suas opiniões e desejos, passando por cima das expectativas e direitos do outro.
Nem sempre falar é simples, mas sabemos que essa habilidade beneficia relacionamentos pessoais e profissionais, tornando-os mais proveitosos, agradáveis e duradouros.
Assim, os indivíduos que se comunicam positivamente fazem escolhas por si mesmos, alcançam seus objetivos e, consequentemente, se sentem mais valorizados e bem consigo mesmos e com os outros.
No entanto, as pessoas que não se comunicam de forma apropriada frequentemente sofrem consequências como, por exemplo, evitam situações sociais, perdem oportunidades, não atingem seus objetivos, podendo até ter dificuldades financeiras.
As emoções associadas à falta de assertividade na comunicação são inibição, culpa, mágoa, ansiedade e baixa autoestima, ocasionando situações de conflitos.
Alguns sinais e sintomas somáticos tais como dores de cabeça, dificuldade respiratória, problemas gástricos e fadiga, geralmente também podem estar ligados ao déficit do repertório comportamental.
As pesquisas dizem que a deficiência na comunicação interpessoal pode estar relacionada a problemas como depressão, ansiedade, estresse, conflitos afetivos, entre outros.
O comportamento verbal possibilita a todos nós a habilidade de sermos assertivos, porém muitas vezes não usamos a assertividade não pela falta de capacidades, mas por condições como ansiedade, pensamentos errados a respeito de si e dos outros, e a necessidade de seguir padrões socialmente impostos, que podem produzir sensações aversivas como resistência ao falar, medo, ansiedade social, etc.
A psicoterapia comportamental atua em conjunto com o treinamento de assertividade e ajuda a pessoa a entender quais motivos levam a seus obstáculos interpessoais.
Esse método ajuda a lidar com reações emocionais em situações sociais e favorece a aprendizagem de novos comportamentos, garantindo mais qualidade de vida e eficácia nas interações, e proporcionando bem-estar emocional.
Então, se você não quer ficar doente, fale!
Assertividade