O Funcionamento da Psicoterapia

O Funcionamento da Psicoterapia

Decidiu começar terapia e não sabe como será?

Está chegando o dia da primeira sessão e começa a se perguntar como é que funciona?

Como devo me comportar, devo chegar contando minha vida? Será que ela vai perguntar o que quer saber? São muitas as dúvidas que surgem quando é a primeira vez que a pessoa vai passar pelo processo terapêutico.

Para que a ansiedade não gere desconforto, vamos falar um pouco do funcionamento da terapia.

O 1º passo fundamental é a escolha do profissional. É importante que sinta empatia por parte do terapeuta. Você precisa se identificar com ele e se sentir confortável.

A partir do momento em que a relação foi estabelecida, considere aquele tempo como só seu. Você pode se apropriar do espaço e se sentir à vontade para falar o que quiser, o que sentir vontade, sem nenhuma restrição. É importante deixar claro que o terapeuta não está ali para julgar mas sim ser seu parceiro na busca de uma melhor compreensão de si mesmo.

É claro que vamos em busca de uma terapia porque algo nos incomoda ou nos angustia. Ao iniciar a sessão você pode começar por esta queixa ou por qualquer assunto que lhe ocorra no momento. Isso é muito importante pois a terapia é o lugar ideal para falar sobre o que você tem vontade.

O trabalho do psicólogo é fornecer o apoio necessário a reflexão, na busca de melhores caminhos. O trabalho conjunto leva a um melhor entendimento de quem somos, como funcionamos, o que estamos sempre repetindo, o que desejamos…Pode-se atingir um aprofundamento na conscientização de quais são nossas verdades, expectativas e valores. A partir daí percebemos várias alternativas que não estavam claras.

O processo terapêutico pode resultar em formas de pensar mais felizes. As reflexões sobre as próprias verdades modificam a percepção de si mesmo e das pessoas ao redor.
[ratings]

O Funcionamento da Psicoterapia
Tags:     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *