Borderline, em tradução do inglês, significa ‘limite’ ou ‘incerto’. Saber isso ajuda a compreender o que é o transtorno de personalidade borderline (ou transtorno de personalidade limítrofe), uma doença caracterizada pela intensa instabilidade emocional e comportamento impulsivo.

Tudo o que você precisa saber sobre transtorno de borderline

Mais habitual entre mulheres e jovens, este transtorno tem como principal sinal a mudança da idealização de pessoas, ou seja, é possível ir do amor intenso ao ódio por alguém próximo em pouco tempo. Gritar e ofender quem ama e, depois, agir como se nada houvesse acontecido pode ser comum.

Além disso, a irritabilidade, o sentimento de raiva descontrolada e, principalmente, a mudança de humor, que vai da alegria extrema à depressão em um único dia e sem motivo aparente, também podem ser corriqueiros.

Todas essas atitudes podem acontecer com frequência e em um único dia, o que dificulta a relação com amigos e familiares que não sabem que estes são sintomas de uma doença psicológica e faz com que se afastem. Isso pode causar um sentimento de solidão, que já é comum neste transtorno.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

O que é transtorno de borderline

Também conhecida por “síndrome de borderline”, este é um transtorno mental que provoca uma perturbação da personalidade e interfere na maneira como uma pessoa pensa, percebe, age, sente e se relaciona.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª edição (DSM-V), é caracterizada por:

um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e de afetos e de impulsividade acentuada que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos.

Geralmente, quem é diagnosticado com borderline alterna momentos de estabilidade e de surtos psicóticos com duração e intensidade de emoções diferentes. Este é um dos principais motivos pelos quais este transtorno é confundido com bipolaridade – e por isso é tão importante se consultar com um profissional especializado.

Causas do transtorno de borderline

Existem três diferentes causas para o transtorno limítrofe:

  1. Fator genético: pessoas com parentes de primeiro grau que já foram diagnosticadas com borderline são cinco vezes mais propensas a desenvolver a doença;
  2. Alterações no cérebro: disfunções cerebrais principalmente em áreas responsáveis pelo controle dos impulsos e das emoções podem causar o transtorno;
  3. Experiências emocionais: a doença também pode se desenvolver em pessoas que passaram por experiências emocionais fortes quando criança, como um doença, abuso psicológico e negligência.

Características do transtorno de borderline

As características mais comuns do transtorno de personalidade limítrofe são:

  • Esforços desesperados para evitar ser abandonado;
  • Relações intensas e instáveis com amigos ou familiares, variando entre momentos muito bons ou muito difíceis;
  • Alterações extremas de humor ao longo do dia;
  • Sentimento de solidão e vazio;
  • Irritação e raiva intensa, que podem ser difíceis de controlar;
  • Impulsividade em áreas potencialmente destrutivas, como gastar dinheiro descontroladamente, abuso de substância ou compulsão alimentar;
  • Baixa autoestima e distorção da autoimagem;
  • Insegurança em si e nos outros;
  • Quadros de depressão e ansiedade frequentes.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

Transtorno de borderline e tratamento

O primeiro passo para buscar o tratamento para borderline é aceitar a possibilidade de ter este transtorno, reconhecer como ele se manifesta e buscar um especialista para fazer uma avaliação completa e aprofundada.

Depois do diagnóstico, é importante fazer o acompanhamento com o psicólogo para que ele auxilie no desenvolvimento da maturidade emocional para lidar com sentimentos e frustrações, principalmente no controle de emoções negativas e de momentos de desequilíbrio emocional.

Com o tratamento adequado e acompanhamento psicológico, é possível ter qualidade de vida. Então, se você conhece alguém que se encaixe em tudo o que descrevemos neste texto, incentive-o a buscar ajuda profissional.

Se você precisar de uma consulta, fale com nossas atendentes e agende aqui no Psicólogos Vila Olímpia. Estamos à disposição para te ajudar a cuidar da sua saúde mental com consultas presenciais ou consulta online. Marque seu horário clicando aqui ou enviando um WhatsApp.

Tudo o que você precisa saber sobre transtorno de borderline
Tags: