Exaustão. Esgotamento emocional. Mudanças de humor. Se essas características têm sido comuns em sua rotina de trabalho, é bom ficar atento à Síndrome de Burnout (ou Síndrome do Esgotamento Profissional, como também é conhecida).

Síndrome de Burnout

Atualmente, é comum encontrarmos empregos que exigem bastante dedicação. São muitas demandas, cargas horárias estendidas, alta competitividade e muitas cobranças por resultados. Esse cenário cheio de pressões pode afetar a saúde mental e aumentar a probabilidade de desenvolver síndromes.

Uma delas é a Síndrome de Burnout.

Ela surge exclusivamente como consequência de um emprego desgastante e pode atingir trabalhadores em diferentes áreas de atuação. Uma de suas principais consequências é a falta de vida social, o que atrapalha as relações com amigos e família e dificulta o descanso físico e mental.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

Se você tem se sentido desmotivado em relação ao trabalho, exausto, pessimista, com dificuldades para dormir e sobrecarregado, continue lendo este texto para entender um pouco mais sobre a Síndrome de Burnout e identificar se você precisa do auxílio de um profissional.

O que é Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é um distúrbio que se desenvolve a partir de condições de trabalho físicas, emocionais e/ou psicológicas desgastantes. A principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), na CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), especifica como:

uma síndrome resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso. É caracterizado por três dimensões: 1) sentimentos de esgotamento ou esgotamento de energia; 2) aumento da distância mental do emprego, ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho de alguém; e 3) redução da eficácia profissional.

A Síndrome de Burnout pode ser vista como um alerta vindo da mente, que está te incentivando a encarar as dificuldades internas. Neste ponto, a quantidade de afazeres não é, necessariamente, o elemento estressor, mas o emprego como um todo. Por isso, é importante buscar o auxílio de um profissional para analisar a situação e encontrar as melhores saídas.

O nome dessa síndrome vem do termo em inglês “burn out”, que significa esgotamento e, por isso, não deve ser confundida com os estresses e tensões comuns do ofício. O principal indicador de que o trabalho se transformou em um problema é a frequência com que os sintomas aparecem.

Importante lembrar que, independentemente de ser diagnosticado ou não, conversar com um psicólogo sempre é indicado para lidar com leveza as situações o dia a dia.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

Sintomas da Síndrome do Esgotamento Profissional

  • Exaustão física ou emocional
  • Mudanças bruscas de humor
  • Ansiedade
  • Dificuldade para dormir
  • Falhas na memória
  • Dificuldade de concentração
  • Pessimismo e baixa autoestima
  • Falta de motivação (seja com atividades relacionadas ao trabalho ou com o próprio trabalho em si)
  • Sensação de sobrecarga
  • Dificuldade de se desligar do trabalho

Além dos sintomas listados acima, a Síndrome de Burnout também pode causar sintomas físicos, como dores de cabeça, enxaqueca, suor em excesso, distúrbios gastrointestinais e crises de asma.

Tratamento para Síndrome de Burnout

Antes de entender o tratamento, é válido lembrar que apenas um psicólogo ou psiquiatra são capazes de identificar a Síndrome de Burnout. Para isso, avaliam com precisão os seus sintomas, histórico e rotina para chegar ao diagnóstico correto.
Se for diagnosticado, o recomendado é iniciar o quanto antes o acompanhamento com profissional especializado. Isso porque os sintomas podem evoluir com o passar do tempo, desenvolvendo problemas maiores, como isolamento e depressão, além de afetar diretamente a vida pessoal, dificultando o relacionamento com pessoas que você ama.
A psicoterapia é um grande aliado no tratamento da Síndrome de Burnout e pode te auxiliar a reencontrar o equilíbrio, mudar as atitudes prejudiciais para sua saúde física e mental, diminuir a ansiedade e gerenciar os problemas do dia a dia.
Se o seu trabalho tem sido estressante, exaustivo e provocado mudanças em sua rotina, converse com um psicoterapeuta do Psicólogos Vila Olímpia. Cuidar da saúde mental é primordial para o bem-estar. Agende sua consulta o quanto antes clicando aqui ou enviando um WhatsApp.

Síndrome de Burnout: o trabalho acima do bem-estar
Tags:                             

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *