Ciúmes excessivo, controla o que você faz, veste ou com quem conversa, tem atitudes violentas, desacredita o que você fala. Se você pensou em seu/sua parceiro (a) enquanto lia estas características, é importante conversarmos sobre relacionamento abusivo.

Primeiramente, é relevante esclarecer que qualquer tipo de relação pode ter abusos, desde pai e filho até colegas de trabalho. Porém, neste texto, vamos focar apenas em relacionamentos amorosos e, caso você tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.

Relacionamento abusivo por que a vítima continua com o abusador

Além deste, existem muitos outros, desde a dependência financeira até o medo, e entendê-los é importante para saber como reagir diante desse tipo de situação.

Por isso, preparamos este texto para esclarecer os possíveis porquês de pessoas viverem neste tipo de relação. Para um melhor entendimento, recomendamos que você acesse também a nossa última postagem sobre relacionamentos abusivos.

Lembrando que qualquer interação entre pessoas pode ter abusos, desde pai e filho até colegas de trabalho. Porém, vamos focar apenas em relacionamentos amorosos.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

Porque a vítima continua em um relacionamento abusivo

Uma das grandes características de um relacionamento abusivo é a manipulação. O abusador é capaz de distorcer o senso de realidade do parceiro, além de modificar a percepção que o outro tem de si mesmo.
Para isso, pode ter algumas atitudes, como:

  • menosprezar o parceiro para destruir sua autoconfiança e fazer com que se sinta preso a essa situação;
  • se mostrar arrependido para que o outro sinta pena;
  • intercalar atitudes gentis e sensíveis com os momentos de violência;
  • dizer para o parceiro que vai mudar, o que cria esperanças de que as coisas não serão como antes.

Além disso, existem outros fatores que dificultam o fim de um relacionamento abusivo, como vítimas que dependem financeiramente do parceiro abusador, a falta de apoio de amigos e família, a crença de que pode mudar o jeito do outro e o medo de que o parceiro faça algo contra ela ou alguém querido.
Porém, é possível afirmar que, na maioria dos casos, um dos grandes empecilhos para o fim desses relacionamentos é a falta de clareza da vítima, que não percebe que a relação não é saudável.

Identificando um relacionamento abusivo

Em muitos casos, identificar um relacionamento abusivo não é simples para quem o vivencia e até mesmo para quem está de fora. Isso porque o abusador nem sempre demonstra sinais agressivos desde o começo da relação.

No início, ele conquista a confiança do parceiro e demonstra sinais sutis de controle, criando um vínculo e, em muitos casos, uma dependência. É neste momento que a relação se transforma em algo tóxico e, neste ponto, a pessoa tem dificuldades em enxergar a realidade que vive.

Os sinais claros que uma vítima apresenta são a perda da essência, liberdade e espontaneidade por causa das atitudes de parceiro.

15 sinais de que um relacionamento é tóxico

Existem diferentes sinais e maneiras de controle, mas algumas atitudes costumam ser mais comuns. Por isso, fique atento se o/a seu/sua parceiro (a):

  1. Tem ciúmes excessivo;
  2. Tem costume de te humilhar e criticar ou colocar para baixo;
  3. Faz muitas chantagens;
  4. Faz com que você deixe de conversar e encontrar com amigos e familiares;
  5. Sempre quer saber onde você está – e pode até pedir provas de que você está mesmo neste lugar;
  6. Tem casos extraconjugais;
  7. Flerta com outras pessoas na sua frente;
  8. Culpa você por tudo;
  9. Controla todo o seu dinheiro;
  10. Faz ameaças para conseguir o que quer – o que inclui ameaçar cometer suicídio se você terminar;
  11. É muito sarcástico e usa um tom de voz desagradável;
  12. Destrói sua autoestima;
  13. Pega, rouba ou destrói seus pertences;
  14. Exige, seja chantageando ou ameaçando, relação sexual;
  15. Diz bastante “eu te amo, mas....”

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

Terapia para vítimas de relacionamento abusivo

Quem passa por uma relação abusiva pode ter traumas psicológicos e físicos, além de desenvolver distúrbios de sono e alimentares, hábitos obsessivos compulsivos, depressão, pânico, ansiedade e pode passar a se machucar ou ter pensamentos suicidas.

Por isso, é muito importante buscar a ajuda de um profissional para retomar o curso natural da vida e recuperar a autoestima. Durante a terapia com psicólogo, é possível ter mais clareza sobre as consequências da relação, conquistar forças para encerrá-la e curar as feridas psicológicas deixadas.

Se você percebeu que pode estar em uma relação abusiva, converse com um profissional do Psicólogos Vila Olímpia, afinal, um relacionamento deve trazer alegrias e não causar sofrimento. Mande uma mensagem clicando aqui, mandando uma mensagem pelo WhatsApp (11) 94539-0271 ou ligando para o número (11) 2537-8680.

Relacionamento abusivo: por que a vítima continua com o abusador?
Tags:                                     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *