Já se perguntou se é possível que crianças possam precisar de terapia? Se a resposta for positiva também deve ter se questionado se elas podem se beneficiar com esse trabalho de psicoterapia infantil (ou terapia para crianças).
Cada criança percebe e compreende o mundo com os recursos pertinentes a sua idade. Além disso, percebe e aprende a vida de acordo com suas características e de acordo com suas possibilidades.
Do mesmo modo que os adultos elas vivenciam conflitos, embora os externalizem de maneira diferente. Os adultos ao seu redor podem perceber diferenças no comportamento. Estes podem ser maior agitação, agressividade, isolamento, desempenho escolar abaixo do seu potencial entre outros.
A mudança no comportamento é a maneira que encontram para lidar com questões que estão incomodando e também a forma de mostrar que estão precisando de ajuda. Diferentemente do adulto que verbaliza sua queixa e elabora seu discurso na terapia, o processo com crianças usa outras estratégias. É através do jogo e da brincadeira que o terapeuta consegue perceber e tratar o incômodo.
Entre em contato
Pelo WhatsApp
Perfil dos Psicólogos
Horários disponíveis
Quem procura o apoio da terapia infantil são os pais ou responsáveis.
Estes devem participar da entrevista inicial para expor suas dúvidas, contar o que os preocupa e entender como o processo ocorrerá. Quando o casal é separado e não consegue participar junto, deverão comparecer separadamente pois a terapia não envolve só a criança.
A partir do momento em o atendimento se inicia, deve ser organizado em encontros semanais com a criança e atendimentos esporádicos com os pais ou responsáveis. O processo terapêutico deve incluir a família, tanto para receber orientação, quanto para fornecer informações atualizadas do dia-a-dia da criança fora do contexto terapêutico.
Psicoterapia infantil e a escola
A escola tem papel fundamental na vida da criança e deve estar incluída também neste processo. Em algumas situações, a busca pela terapia é recomendada pela escola, através de professores ou orientadores. Nestes casos, as queixas referem-se com mais frequência a comportamentos inadequados, baixo desempenho ou dificuldades na interação com os colegas.
Temos a escola como o quarto componente do processo. Assim como os pais também deve receber orientação e atualizar o psicólogo com relação às mudanças observadas no ambiente escolar.
É na infância que os primeiros registros do mundo se fazem e as questões conflituosas que vão surgindo precisam ser elaboradas de maneira positiva. Até mesmo para que não se estendam para a vida adulta.
Com o progresso terapêutico é possível elaborar as dificuldades para que não gerem sofrimento para a criança e também para a família.
Onde fazer psicoterapia infantil em São Paulo
Você identificou algum problema que precisa ser resolvido com a criança ou adolescente? Ou acredita que o algo pode melhorar ainda mais com a ajuda de um terapeuta? Então, converse com um dos profissionais do Psicólogos Vila Olímpia.
Todos os terapeutas são especializados e possuem uma ampla agenda de horários, além de realizarem atendimento online.
Você pode entrar em contato conosco de três maneiras: enviando uma mensagem por aqui, pelo WhatsApp (11) 94539-0271 ou ligando para o número (11) 2537-8680.