A procrastinação é o ato de adiar tarefas ou até interromper algo que deveria ser concluído dentro de um prazo determinado. Isso provavelmente já aconteceu com você, afinal, esse comportamento é considerado normal, mas é sempre bom ficar atento quando ele começa a dificultar sua rotina e causar problemas.

Sabe aquele relatório do trabalho ou escola que você fez em cima da hora porque pensava que tinha bastante tempo e, por isso, podia fazer depois? Nessa situação, você vivenciou um exemplo de procrastinação. E ela não acontece só nesses dois ambientes. Pode estar presente também na vida social, nos cuidados com a saúde e até em tarefas simples do cotidiano.

Procrastinação você tem o hábito de procrastinar

Quando procrastinamos, é comum sentirmos culpa e nos cobrarmos internamente, perguntando o porquê de não termos feito aquela tarefa antes. Esse sentimento, se frequente, pode causar problemas mais sérios. Por isso, se esse comportamento for comum em sua vida, continue lendo este texto que preparamos para você entender melhor o assunto.

O que é procrastinação?

Nós sempre estamos fazendo algo: assistindo televisão, olhando as redes sociais, navegando pela internet ou simplesmente pensando em alguma coisa. Mas essas ações nem sempre são prioridade em nossa lista de deveres do dia. Em alguns casos, deixamos de fazer o que é mais importante e damos prioridade ao que tem menos relevância. Isso é procrastinar.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

Procrastinar é o ato de transferir tarefas para o outro dia, de adiar e “deixar para fazer amanhã”. Esse adiamento acontece porque todos nós temos dificuldade em lidar com afazeres difíceis ou que não trazem retorno prazeroso na hora, então optamos pelas tarefas que trazem essa sensação imediatamente ou que são mais fáceis.

Em muitos casos, a procrastinação é acompanhada de sentimentos negativos, como:

  • Sofrimento
  • Angústia
  • Ansiedade
  • Nervosismo
  • Sensação de culpa
  • Vergonha
  • Sensação de incompetência

Se você tem o hábito de procrastinar e tem alguns dos sentimentos citados acima com frequência, é importante ficar atento e buscar a orientação de um profissional. Isso porque eles podem evoluir e causar problemas ainda mais sérios, como crises de ansiedade ou depressão.

Dicas para evitar a procrastinação

A procrastinação é uma barreira para a produtividade, que nada mais é que a capacidade de realizar deveres com eficácia e eficiência. Quando somos mais produtivos, conquistamos mais qualidade de vida, afinal, temos menos preocupações e mais tempo livre. Sabendo disso, separamos 4 dicas para você evitar a procrastinação:

  1. Entenda sua personalidade: analise seu modo de agir e identifique em quais momentos você realiza atividades com prazer. Dessa forma, você vai conseguir seguir o próprio ritmo e aproveitar os melhores períodos para trabalhar, estudar e até se divertir.
  2. Liste e enumere suas tarefas: o que você precisa fazer hoje? Liste seus afazeres (assim, você também não esquecerá!) e enumere por ordem de importância e urgência. Dê prioridade ao que precisa ser feito primeiro e, dessa maneira, conseguirá fazer hoje e não deixará para amanhã.
  3. Defina prazos: após fazer sua lista de tarefas, defina um horário de entrega para cada item e siga-o à risca. Pense sempre que você não tem escolha, a não ser fazer conforme os prazos que determinou.
  4. Faça imediatamente: não pense muito antes de fazer alguma tarefa da lista, simplesmente faça imediatamente. Além disso, evite ficar planejando uma sequência de afazeres ou analisando as tarefas do dia. Quando pensamos muito, há um grande risco de procrastinar.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

Tratando a procrastinação com psicoterapia

Mesmo recebendo algumas dicas para aumentar a produtividade, como as dos parágrafos anteriores, nem sempre é simples deixar de procrastinar. Em certos casos, o prazer em deixar para depois é um problema difícil de ser solucionado sozinho e, nessa situação, é importante buscar um tratamento psicoterapêutico.

Durante as sessões com o psicólogo, você poderá entender o que te leva a ter esse comportamento, buscando as causas, compreendendo sentimentos, identificando facilidades e dificuldades, e trabalhando para reverter a situação para que a procrastinação deixe de ser uma barreira no seu dia a dia.

Você precisa da orientação de um profissional? Converse com a equipe do Psicólogos Vila Olímpia e deixe que a procrastinação atrapalhe sua rotina.

Procrastinação – você tem o hábito de procrastinar?