A homossexualidade ainda é tabu para a sociedade mas para a psicologia não. Inclusive, hoje, a psicoterapia pode exercer um papel importante no auxílio do autoconhecimento e, principalmente, autoaceitação de pessoas homossexuais. O “aceitar-se”, aliás, é o passo mais importante para viver uma vida tranquila em relação à orientação sexual.

Homossexualidade e autoaceitação

Porém, infelizmente, as próprias pessoas que se descobrem homossexuais veem o assunto como tabu e essa é uma das principais barreiras que dificultam a autoaceitação. Se você se identifica com essa situação que acabamos de descrever, continue lendo esse texto e, ao final, diga para nós o que achou.

O que é homossexualidade

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que homossexualidade não é uma opção (por isso, é incorreto dizer “opção sexual”) e, além disso, não é uma patologia e não pode – e nem deve – ser tratada. A Resolução nº 01/1999 deixa claro que a sexualidade faz parte da identidade de cada pessoa e, por isso, práticas homossexuais não constituem doença ou distúrbio.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

Quando uma pessoa se descobre homossexual, ou seja, quando se sente atraída, seja fisicamente ou emocionalmente, por alguém do mesmo sexo biológico que o seu, normalmente reage com naturalidade ou rejeição. Esta segunda reação pode causar uma luta interna contra si mesmo e, consequentemente, pode trazer sofrimento.
Neste momento de conflito, buscar o conhecimento de um psicólogo é importante para conseguir lidar consigo mesmo, aceitar-se e viver plenamente. Tentar mudar a sua própria orientação é um caminho doloroso e geralmente fadado ao fracasso.

Homossexualidade e autoaceitação: o psicólogo pode ajudar!

Antes de contarmos como um psicólogo pode te ajudar na autoaceitação, é importante que você saiba que os profissionais não te enxergam diferente de outros pacientes e não utilizarão a “terapia de conversão”. Isso porque, para a psicanálise atual, a orientação sexual não é uma escolha e as diferenças, no que tange ao campo sexual, fazem parte da natureza humana.

Como já dito no começo do texto, a homossexualidade é um tabu inclusive para quem se descobre homossexual, já que em muitos casos, ele enfrenta um grande empecilho: a luta contra si mesmo. Nessa situação, o psicólogo pode te ajudar a dar o primeiro e fundamental passo, que é enxergar a si mesmo de maneira positiva.

Durante as sessões de terapia, o profissional te auxilia no autoconhecimento e autoaceitação.

A partir do momento em que você se compreende e se aceita, a possibilidade de ter uma vida plena, o que inclui enfrentar as dificuldades de maneira assertiva, e mais feliz são muito maiores.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

Porém, a atuação do psicólogo não se encerra após esse processo, afinal, o momento de afirmar a homossexualidade para os outros pode ser um grande desafio e este profissional pode te ajudar a lidar com a pressão das pessoas, encontrando a melhor maneira de agir e se posicionar diante da sociedade.

Este texto te ajudou a quebrar esse tabu? Conte para nós! E se precisar conversar com um profissional de confiança sobre a sua orientação sexual, entre em contato com o Psicólogos Vila Olímpia e encontre o caminho da autoaceitação e felicidade.

Homossexualidade e autoaceitação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *