HIV+
Pior do que os julgamentos sociais são aqueles pensamentos que vem de dentro da gente e que não sabemos como lidar com eles.
Uma das primeiras coisas que vem na cabeça da maioria das pessoas diagnosticadas com HIV+ quando recebem o resultado é: “E o que as pessoas vão pensar de mim?”.
As pessoas pensam sobre outras pessoas e sobre outras coisas o tempo todo.
O que o outro pensa não está no nosso controle mas o que nós pensamos, ou a forma como pensamos e trabalhamos o nosso pensamento é fundamental para uma vida mentalmente saudável ou não.
O fato de ter sido diagnosticado/a como soropositivo não faz de você A doença.
A diferenciação entre esses dois fatores é fundamental.
Se esse processo está sendo difícil ou se gostaria de falar com alguém sem temer esses julgamentos, procure ajuda de um psicólogo.
Dentre às abordagens psicoterapêuticas, a Terapia Cognitiva (TC) tem se mostrado particularmente eficiente no trabalho desenvolvido com pessoas portadoras de doenças crônicas como o HIV/AIDS.
Tal afirmação é fundamentada principalmente pelos resultados terapêuticos apresentados por esses pacientes frente ao caráter educativo e resignificador proposto pela clínica cognitiva.
Esse sofrimento pode ser minimizado e as etapas seguintes podem ser vivenciadas de uma maneira diferente da forma como está se sentindo nesse momento, você não está sozinho/a!
hiv
[ratings]