Agorafobia é um tipo de transtorno fóbico-ansioso que tem como principais características as fobias relativas ao medo de lojas, multidões, locais públicos, de sair de casa ou de viajar sozinho em trens, ônibus ou aviões. Quem tem Agorafobia costuma buscar distância de situações que geram suas crises, o que pode prejudicar a qualidade de vida.

Agorafobia o que é?

Você evita lugares com muitas pessoas (shoppings, eventos, aeroportos e até metrôs), muito distantes ou que parecem difíceis de fugir em caso de emergência? Para você, é melhor ficar em lugares seguros, como a sua casa? Ou até prefere estar sempre perto de alguém de confiança?

Se você respondeu “sim” para as perguntas do parágrafo anterior, se identificou com o que escrevemos até aqui e entende que tudo isso tem atrapalhado o seu dia a dia, é bom ficar atento e buscar a ajuda de um profissional.
É muito importante diagnosticar e tratar a Agorafobia o quanto antes, já que ela pode ser um grande limitador na sua rotina, prejudicando suas atividades e até o contato com outras pessoas.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

O que é Agorafobia

A Agorafobia é classificada como um tipo de transtorno de ansiedade desencadeado por determinadas situações que não apresentam atualmente nenhum perigo real. Pessoas com Agorafobia costumam sentir um receio antecipado de que ocorra alguma situação de perigo e que seja difícil conseguir ajuda.

Esse transtorno pode vir ou não acompanhado de crises de pânico (em alguns casos, é comum que quem tem Agorafobia também tenha Síndrome do Pânico), sintomas depressivos ou obsessivos e fobias sociais.
As crises podem acontecer em diferentes lugares, como em ônibus, cinemas, lojas, teatros e feiras e, para tentar garantir que não apareçam novamente, a pessoa passa a evitar lugares que possam causar esses ataques.

Isso, além de ser prejudicial para as atividades que costumavam ser rotineiras e no contato com outras pessoas, pode provocar sentimentos depressivos e afetar a autoestima.

Geralmente, a primeira manifestação de Agorafobia surge no final da adolescência e no início da idade adulta, mas crianças e adultos mais velhos também podem desenvolvê-la.

Sintomas da Agorafobia

Psicológicos

  • Medo de ir a lugares muito cheios;
  • Medo de sair sozinho;
  • Ansiedade;
  • Falta de vontade de sair de casa;
  • Medo de lugares muito amplos;
  • Baixa autoestima;
  • Perda de confiança.

Físicos

  • Falta de ar;
  • Tontura;
  • Náuseas;
  • Tontura;
  • Suor excessivo;
  • Aumento dos batimentos cardíacos.

Entre em contato pelo WhatsApp

Clique aqui

Conheça nossos Psicólogos

Clique aqui

Tratamento para Agorafobia com psicólogo

O tratamento para Agorafobia varia de caso para caso. O importante é buscar um profissional de confiança e contar tudo o que você tem sentido, desde sintomas até o que costuma causar as crises de ansiedade. Dessa forma, ele poderá determinar o diagnóstico correto e encontrar o tratamento mais adequado.

As sessões de psicoterapia vão te ajudar a mudar a forma de pensar e de se comportar, buscando reduzir o grau de ansiedade. O acompanhamento com o psicólogo é primordial para que você consiga superar medos e voltar a viver uma vida normal.

Se você leu o texto até aqui e se identificou com o que escrevemos, é importantíssimo procurar a ajuda de um profissional de confiança. Os especialistas do Psicólogos Vila Olímpia estão prontos para te ouvir e encontrar a melhor solução para você!

Agorafobia: tudo o que você precisa saber sobre esse transtorno
Tags:                     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *