Não me sinto triste então não tenho depressão!
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2017), a depressão é um transtorno mental que se caracteriza pela tristeza mas também pela perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, bem como por distúrbios do sono ou do apetite. Muitas pessoas com depressão também sofrem com sintomas como ansiedade, sensação de cansaço e com a falta de concentração.
Atualmente estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com essa doença. A depressão é considerada como a principal causa de incapacidade e tem impacto direto e indireto no número de doenças existentes ao redor do mundo. São diversos os fatores que podem levar à depressão, como questões psicológicas, sociais, e biológicas.
Diante de uma demanda significativa, a depressão é cada vez mais estudada, e aprofundada. Atualmente estão disponíveis tratamentos diversos e eficazes tanto medicamentosos quanto psicológicos. A Terapia Cognitivo-Comportamental ganhou destaque no tratamento da depressão. De maneira resumida, esse modelo de psicoterapia trabalha da seguinte forma: Como a forma que eu penso, interfere na forma que eu me sinto, que interfere a forma como me comporto? Já se perguntou isso? As técnicas e os modelos de tratamento são personalizados para cada paciente.
Busque ajuda e consiga entender a diferença entre viver e sobreviver. Nós devemos ter qualidade de vida e isso inclui a nossa saúde mental.
[ratings]
Não me sinto triste então não tenho depressão