A terapia cognitiva comportamental, ou simplesmente TCC, é uma abordagem da psicoterapia que tem como foco entender a maneira como cada pessoa interpreta os acontecimentos, ou seja, concentra-se em identificar como você enxerga, pensa ou sente as situações.
Seu principal objetivo é encontrar padrões de comportamento, compreensão, crenças e hábitos que originam os problemas para, depois, buscar formas de alterar essas percepções de maneira positiva.
É uma terapia que se aprofunda na fala do paciente e este é o motivo pelo qual as mudanças costumam ser efetivas e duradouras: por meio da comunicação, o terapeuta vai entendendo e identificando as concepções equivocadas e, em cima de cada uma delas, encontra mudanças que possibilitam uma boa adaptação à realidade.
Entre em contato
Pelo WhatsApp
Perfil dos Psicólogos
Horários disponíveis
Além disso, vale ressaltar que a terapia cognitiva comportamental é indicada para todas as pessoas, afinal, ela pode auxiliar em diferentes questões de nossa vida, como escolhas profissionais, luto, separações, perdas, desenvolvimento pessoal, dificuldade no relacionamento e muitas outras.
Se você quer entender um pouco mais sobre a TCC, continue lendo este texto que escrevemos com carinho para você saber tudo o que precisa sobre esta abordagem terapêutica. Qualquer dúvida, escreva na caixa de comentários que está no fim da página.
O que é terapia cognitiva comportamental?
A terapia cognitiva comportamental instiga mudanças consolidadas e permanentes de emoções, crenças e comportamentos, buscando modificar os pensamentos e os sistemas de significados, que chamamos de crenças centrais, que geram emoções negativas.
Essas crenças começam a ser construídas ainda na infância e são reafirmadas durante toda a vida.
De maneira simplificada, a TCC encoraja a reinterpretação dos elementos que causam tristeza, ansiedade, medo, receio, entre outros sentimentos. Isso porque tem como princípio básico a ideia de que não é a situação que determina o comportamento de uma pessoa, mas, sim, as interpretações que essa pessoa tem a respeito da situação.
O principal objetivo da terapia cognitiva comportamental é identificar as distorções cognitivas para flexibilizar as crenças, criando pensamentos diferentes que possam substituir aqueles que causam sofrimento.
Entre em contato
Pelo WhatsApp
Perfil dos Psicólogos
Horários disponíveis
Distorções cognitivas
Distorções cognitivas são, basicamente, maneiras disfuncionais de processar uma informação. Essa interpretação acaba gerando respostas e sentimentos negativos, como ansiedade e tristeza.
É natural que, uma vez ou outra, todos nós apresentemos algum tipo de pensamento disfuncional. Por isso, saber identificá-los é ideal para analisarmos as situações com clareza e, consequentemente, tomarmos atitudes mais realistas e positivas.
Algumas das distorções cognitivas mais comuns são:
- Maximização e Minimização: o pensamento gira em torno da possibilidade de algo dar errado, afinal, se existe a chance de não dar certo, com certeza não dará. É a maximização de experiências negativas e minimização de positivas;
- Personalização: assume toda a responsabilidade ou culpa quando algo não dá certo, mesmo que a situação não esteja em seu controle;
- Vitimização: tem dificuldade em se responsabilizar pelo que acontece, sente e até como se comporta, considerando-se sempre injustiçado ou incompreendido;
- Baixa Tolerância à Frustração: acredita que não vale a pena realizar uma tarefa apenas porque ela parece difícil. É uma característica comum de pensamento em pessoas procrastinadoras;
- Questionalização: pensa bastante no “e se...”, focando em tudo aquilo que poderia ter acontecido. Sente culpa pelas escolhas feitas no passado e tem dúvidas sobre as escolhas que vão interferir no futuro.
Como funciona a terapia cognitiva comportamental
Antes de explicarmos como funciona a TCC, é importante que você saiba como é a atuação do psicólogo nessa abordagem. Ele tem papel colaborativo e, principalmente, educativo, já que divide seus conhecimentos a fim de ensinar o paciente sobre:
- O transtorno que possui, para que ele compreenda todos os efeitos causados em sua vida;
- As melhores maneiras de reverter essa situação, explicando todos os aspectos que podem ser modificados para chegar ao resultado desejado.
Para isso, o terapeuta prepara o paciente usando técnicas e atividades que auxiliam na mudança de pensamentos e crenças, o que permite que, a cada dia mais, seja possível desenvolver o autoconhecimento e tomar atitudes conscientes.
Primeiro, são identificadas as distorções cognitivas mais comuns para, então, ensinar a reconhecê-las no dia a dia. Depois, são identificados novos pensamentos que possam substituir essas visões negativas.
Aqui, vale ressaltar também a grande vantagem da TCC: a flexibilidade. Diferentes técnicas podem ser utilizadas para melhorar o tratamento e tudo é acordado entre terapeuta e paciente.
O intuito de toda a terapia é ensinar o paciente a:
- Distinguir a realidade dos pensamentos e sentimentos;
- Desenvolver consciência suficiente para que os pensamentos influenciem os sentimentos;
- Avaliar constantemente a veracidade dos pensamentos e suposições;
- Conquistar a habilidade de perceber, interromper e intervir pensamentos negativos.
Terapia cognitiva comportamental: tratamentos
A TCC tem metas claras que são definidas de comum acordo entre psicólogo e paciente. Pode ser utilizada para tratar desde os mais diversos problemas emocionais até comportamentos disfuncionais, dificuldades relacionais e aprendizagem de novas habilidades.
É indicada para tratar transtornos como TOC, ansiedade, depressão, bipolaridade, fobias, traumas, dependência química, transtornos alimentares, entre outros.
Consultas com um psicólogo cognitivo comportamental
O terapeuta cognitivo comportamental é o profissional mais preparado para auxiliar você a transformar crenças centrais em pensamentos conscientes.
Durante a psicoterapia, o psicólogo indica o caminho para o autoconhecimento e auxilia na abertura de portas para novas aprendizagens e escolhas, a fim de encontrar possibilidades para lidar com qualquer questão e te fortalecer, além de desenvolver, habilidades.
Se você se identificou com o que escrevemos acima e deseja mudar situações em sua vida, converse com um profissional do Psicólogos Vila Olímpia. Mande uma mensagem clicando aqui, pelo WhatsApp (11) 94539-0271 ou ligue para o número (11) 2537-8680.