Qualidade de Vida e Trabalho

Qualidade de Vida e Tabalho

Estes assuntos lhe soam inconciliáveis?

O nível de exigência profissional que cobra produtividade crescente pode tornar a rotina quase que uma tortura diária, que se reflete em estresse, ansiedade e até falta de motivação. Estes são alguns dos sintomas que nos fazem refletir sobre o “significado” que o trabalho tem para cada um de nós. É esta reflexão que vai nos levar à busca do bem-estar aliado à vida ocupacional.

De imediato sabemos que é o trabalho que nos sustenta, entretanto, muitas vezes ele está também relacionado a significados emocionais como: proporcionar uma boa situação familiar, um contato social amplo, uma posição ascendente que nos traz sensação de poder, entre outros.

Devemos pensar sobre a motivação. O que te movimenta? A resposta nos permite entender nossas reais necessidades. Quando encontramos as razões que nos fazem exercer nossa ocupação e entendemos o significado que tem nosso trabalho, podemos aproximar a relação qualidade de vida X trabalho. Dessa forma, o trabalho pode caminhar ao lado de nossas realizações.

A vida moderna traz desafios a serem superados para manter o equilíbrio entre qualidade de vida e trabalho. As transformações das últimas décadas, em relação ao avanço de tecnologias e a economia globalizada desencadearam novas formas de organização. Neste sentido houveram modificações das relações sociais no trabalho.

Vivemos com um modelo competitivo que está sempre a exigir mais em relação à produtividade e à qualidade. Somos obrigados a acelerar o ritmo de vida, a um patamar muito oneroso. O trabalhador contemporâneo muitas vezes, sem nem mesmo perceber, torna-se obcecado pelo trabalho e é admirado por todos. Este ritmo nos traz então sintomas como ansiedade, taquicardia, estresse e outros. Estes desconfortos são como alertas para reavaliarmos como estamos nos relacionando com as diversas exigências da vida.

“Corremos tanto que os detalhes nos escapam como as nuances entre o certo e o errado, entre o saudável e o doentio, entre o urgente e o necessário.” (Caldas, 2001,pag. 32).
Muitas vezes há necessidade de compreender os próprios limites, para que possamos produzir sem custo para nossa saúde física e mental, o que torna a busca por ajuda terapêutica urgente.

Qualidade de Vida e Trabalho

[ratings]

Qualidade de Vida e Trabalho
Tags:         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *