Ter a vida pessoal em equilíbrio com a vida profissional pode parecer impossível para algumas pessoas, principalmente porque hoje, com a tecnologia tão presente em nossas vidas, nós passamos a estar disponíveis para o trabalho o tempo todo. Esta, inclusive, é uma das atitudes que mais prejudicam a distinção entre o momento de trabalhar e de descansar.
Porém, saber conciliar os dois momentos dentro de nossa rotina é imprescindível! Esse desequilíbrio, por mais comum que seja, pode desencadear problemas na saúde mental, como esgotamento nervoso, ansiedade e transtornos psicológicos, além de prejudicar a qualidade de vida, causando estresse, falta de tempo para hobbies e atividades físicas e até má alimentação.
Fora isso, o excesso de trabalho também pode prejudicar o rendimento profissional, apresentando perda de concentração, erros e retrabalho. Ou seja, faz com que as demandas sejam feitas duas ou mais vezes, o que pode causar frustração, falta de motivação e mais tempo dedicado a uma única tarefa.
Se você tem dificuldades para determinar os horários de trabalho e descanso, recomendamos que você leia este texto que preparamos com carinho para te ajudar a ter mais equilíbrio no dia a dia. Tente colocar as dicas em prática agora e comece 2019 mais produtivo, feliz e com uma boa saúde mental.
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Vida pessoal x Vida profissional: o que causa o desequilíbrio?
O desequilíbrio entre vida pessoal e profissional pode ter diferentes causas. Uma delas é a alta competitividade do mercado de trabalho atual, o que pode influenciar na quantidade de horas extras dedicadas ao emprego, com o objetivo de mostrar dedicação completa e integral ao cargo para ser um profissional reconhecido.
Além disso, existe a pressão por parte da empresa, que também enfrenta a competitividade com a concorrência e se vê obrigada a trabalhar ainda mais para não perder espaço no mercado e, para isso, pressiona e cobra mais seus funcionários. Horas a mais dentro do escritório, estresse, dificuldade em desconectar-se das questões do trabalho e levar tarefas para casa podem ser comuns nesse caso.
Nas duas situações citadas nos parágrafos anteriores, o trabalho pode virar uma obsessão. Mas existe um ponto importante: o que muitos não sabem é que o descanso também faz parte dos afazeres, afinal, trabalhar em excesso pode causar bloqueios e até afastamento. Ou seja, o excesso de trabalho pode atrapalhar a vida profissional.
Malefícios do excesso de trabalho
A rotina cheia de obrigações e demandas faz com que a gente se desdobre para conseguir dar conta de tudo e essa pressão pode causar estresse – e este é um dos grandes malefícios causados pelo excesso de trabalho. Com o passar do tempo, esse estresse pode trazer vários problemas, como:
- Dores de cabeça atípicas;
- Desconcentração mental;
- Irritabilidade e insatisfação;
- Insatisfação com o trabalho;
- Depressão física ou moral;
- Diminuição do rendimento, erros e distrações;
- Indecisão, julgamentos errados, atrasados e/ou precipitados;
- Piora na organização, adiamento e atrasos de tarefas, perda de prazos;
- Diminuição da concentração e da memória;
- Ocupar cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer. Parece que o dia normal de trabalho não é mais suficiente para o que tem que ser feito;
- Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas.
Por isso, garantir o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional é tão importante. Isto está ligado diretamente a sua saúde, bem-estar e produtividade!
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Como equilibrar vida pessoal x vida profissional
A coisa mais importante é entender que toda a mudança deve partir de você. Neste ponto do texto, você provavelmente já reconheceu que há algo errado. Agora, é necessário buscar alternativas para conciliar as tarefas do trabalho com os momentos de lazer, preservando suas relações pessoais e permitindo que você descanse.
O primeiro passo para equilibrar essas duas esferas da vida é ter organização. Uma boa dica é fazer um planejamento estratégico da semana, listando todas as tarefas e determinando um horário para cada uma.
Além disso, quando pedirem para que você faça uma atividade do trabalho que invada sua vida pessoal, argumente e diga não sem sentir culpa. Isso não significa que você está dando mais ou menos importância e dedicação ao trabalho.
Quando estiver fora do horário de expediente, busque atividades que não tenham associação com o trabalho e que dão alegria e prazer. Tente também ficar off-line e desligue o celular por algumas horas para aproveitar 100% o tempo, sem distrações ou preocupações.
Respeite sempre sua mente e dê a ela o descanso necessário. Se você estiver com dificuldades em impor limites à vida pessoal e profissional, procurar a ajuda de um psicólogo é uma ótima saída. Com a terapia, você pode entender o porquê de valorizar tanto o trabalho e encontrar uma maneira de unir a vida profissional e pessoal, e ter mais saúde e bem-estar.
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