Setembro é o mês de prevenção do suicídio. Denominado como “Setembro Amarelo”, todos os 30 dias são dedicados à conscientização deste problema, que tira a vida de 32 pessoas por dia no Brasil.
Você notou, ao andar pelas ruas da cidade, que prédios públicos e privados estão decorados ou iluminados com a cor amarela? Isso acontece porque todos estão unidos em prol dessa campanha. Unidos pela valorização da vida.
A importância desse movimento é enorme, tanto que o Brasil inteiro está envolvido em ações para quebrar tabus e falar sobre o suicídio. Com a ideia de que é necessário conhecer para agir, muitos estão mobilizados para levar informação a fim de diminuir a dificuldade na hora de identificar sinais e oferecer ajuda a quem precisa.
Além de informar, o Setembro Amarelo também apura um sentimento nobre: o de cuidado com o outro. A campanha nos relembra do poder das palavras, porque, para quem precisa de ajuda, falar com alguém é primordial. E como ouvir faz parte do nosso trabalho aqui no Psicólogos Vila Olímpia, viemos falar um pouco sobre o assunto.
Entre em contato pelo WhatsApp
Conheça nossos Psicólogos
O que é Setembro Amarelo?
A campanha Setembro Amarelo nasceu com o objetivo de promover ações e eventos que abrissem espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar todos nós sobre a importância desta discussão, afinal, o suicídio pode ser prevenido com informação.
De lá para cá, muitas mobilizações foram feitas, mas a identificação de sinais e a oferta e busca por ajuda ainda enfrentam barreiras. Muitas vezes, por preconceitos. Falar sobre suicídio costuma ser delicado, até mesmo pronunciar a palavra pode provocar uma situação de desconforto. Por isso, a cada ano, as ações são intensificadas para quebrar esse tabu.
As primeiras atividades do Setembro Amarelo aconteceram em 2014 e foram promovidas pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM). O mês foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
Sinais que devemos observar
Primeiramente, é válido lembrar que, na maioria das vezes, quem pensa em suicídio acredita que não há outra forma de curar as dores ou resolver os problemas porém existem sim outras saídas.
Por isso, ficar atento aos sinais que as pessoas costumam dar quando as coisas não estão bem é importantíssimo. Alguns deles são:
- Falta de esperança e de visão do futuro
- Culpa e baixa autoestima
- Visão negativa da vida (verbalizadas, escritas ou até em forma de desenhos)
- Alterações significativas na personalidade ou nos hábitos
- Perda de interesse por atividades que gostava
- Afastamento da família e amigos
- Descuido com a aparência
- Disforia (combinação de tristeza, irritabilidade e acessos de raiva)
- Doação de pertences que valorizava
- Comentários sobre morte, sobre pessoas que morreram e interesse pelo assunto
Qualquer sinal merece atenção. Inclusive, frases como “vou desaparecer”, “vou deixar vocês em paz”, “eu queria dormir e nunca mais acordar” podem expressar ideias ou intenções suicidas e não devem ser ignorados.
Entre em contato pelo WhatsApp
Conheça nossos Psicólogos
Falar é a melhor solução
Em 2018, o foco da campanha de Setembro Amarelo é “falar é a melhor solução”. E ela pode ser colocada em prática de duas maneiras: 1) o “falar” para informar; e 2) o “falar” para expressar os sentimentos.
A informação é a melhor forma de quebrar tabus sobre o assunto e enfrentar o problema. Ter conhecimento é importante para prevenir, reconhecer sinais e diferenciar mitos e verdades. Por isso, é preciso falar.
Pra quem está enfrentando uma dor muito grande, falar também é a melhor saída. Isso porque os sentimentos, sejam eles alegria, orgulho, amor e a dor, precisam ser expressados para não sufocarem. Uma conversa com um amigo e, principalmente, com um especialista vai ajudar a expressar tudo o que é sentido.
Se você conhece alguém que apresenta alguns dos sinais que listamos aqui, vale perguntar como estão as coisas e deixar claro que ele não está sozinho. Além disso, indicar que entre em contato com um psicólogo é fundamental, porque o acompanhamento profissional é indispensável.
Se você tem sentido que a pressão dentro de você está muito grande e difícil de suportar, busque ajuda. Dessa forma, você, certamente, vai superar esse momento. Se precisar conversar com alguém, nós do Psicólogos Vila Olímpia estamos totalmente à disposição. Mande uma mensagem clicando aqui, mandando uma mensagem pelo WhatsApp (11) 94539-0271 ou ligando para o número (11) 2537-8680.