Orientação Vocacional
Está vivendo um momento de indecisão e dúvidas com relação a carreira profissional?
Desde a mais tenra idade começamos a decidir o que queremos. Estas escolhas vão acompanhando nosso desenvolvimento e geralmente não causam tensão. No momento em que devemos optar por nosso futuro profissional podemos sentir algum desconforto ou estresse, já que a escolha da cerreira é muito importante.
Entre 16 e 18 anos estamos sobrecarregados com todas as mudanças bio-psico-sociais. É um momento em que nossa identidade adulta está se formando e teremos que assumir um outro papel na vida. Nem sempre temos maturidade, no sentido de nos conhecermos em relação a gostos, aptidões, expectativas e tudo mais que está envolvido nesse processo.
O jovem vê diante de si a necessidade de uma resposta objetiva para o futuro e ao mesmo tempo está em busca de si mesmo. Os novos papéis estão sendo elaborados e já se confundem com questões sociais, políticas, religiosas, profissionais e afetivas.
Uma escolha consciente implica em entrar em contato com a sua história, reconhecer valores e crenças.
É interessante que o jovem se faça questionamentos como: Quais são os motivos que me levam a escolher esta ou aquela profissão? Onde quero chegar? Quais são meus objetivos de vida? Os meus sonhos poderão se realizar com esta carreira?
Muitas vezes, todas estas perguntas se tornam um obstáculo intransponível, o que impossibilita a escolha. A Orientação Vocacional vai de encontro a todas as questões geradoras de ansiedade já que se propõe a compreender as causas e conseqüências de tantas dúvidas. É importante que possamos reconhecer nossos conflitos, criando um espaço interno que acomode estas questões. Poderíamos definir este trabalho como profilático, no sentido de prevenir futuras frustrações.
Embora sejam freqüentes os jovens com esta demanda, não é um trabalho exclusivo para esta faixa etária. Como adultos passamos por transições que nos exigem reorganizações, tanto psíquicas, como sociais, afetivas e profissionais. Fazer ou refazer uma opção é uma escolha madura e responsável.
O atendimento em Orientação Vocacional envolve também a busca de informações sobre carreiras, no sentido de avaliar quais delas podem dar continuidade aos projetos de vida. As informações sobre profissões devem ser complementadas com tipos de formação, estabelecimentos de ensino e formas de inserção no mercado. As informações permitem que o processo de escolha ocorra de maneira consciente e segura. O ambiente terapêutico existe como um espaço de apoio e reflexão, trazendo a tranqüilidade necessária para a escolha certa.
[ratings]